sifep id88

Dirigentes e lideranças sindicais, e todas as regiões do estado de São Paulo, da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), entidade filiada à Força Sindical, e de seus sindicatos filiados, inclusive,


o Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos participaram no último dia 2 de fevereiro do Seminário de Negociação Coletiva do setor farmacêutico, realizado nas dependências do Sindicato dos químicos de Botucatu.

“O atual momento econômico é favorável para ampliar a participação do trabalhador na renda nacional. Para esta campanha, nossas principais bandeiras de luta são aumento real nos salários e na PLR, além da gratuidade de medicamentos para todos os trabalhadores e suas famílias, entre outros benefícios que assegurem a qualidade de vida dos trabalhadores”, diz Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ.

“Nesta campanha salarial e social, estaremos mobilizando trabalhadores e trabalhadoras da indústria farmacêutica junto a uma série de manifestações para garantir nossas reivindicações. O faturamento e a produtividade das indústrias farmacêuticas estão em franca expansão, sendo assim, nossa luta é para que os trabalhadores e trabalhadoras recebam a sua parte” Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo).

O evento, que marca o início da Campanha Salarial e Social da categoria, possibilitou uma avaliação criteriosa e a discussão de uma série de dados e números referentes ao setor. Ao término dos trabalhos, foi deliberada uma pré-pauta de reivindicações dos trabalhadores, bem como as estratégias para a negociação com o setor patronal.

As cláusulas sociais já estão garantidas, conforme determina a convenção coletiva assinada no ano passado.

As principais reivindicações da categoria são:

- Reajuste salarial: 5% de aumento real + INPC (inflação do período)

- Piso salarial de R$ 1.200,00    

- PLR no valor de 02 salários normativos

- Acesso gratuito aos medicamentos para os trabalhores e seus familiares

Bandeiras de luta:

- Aumento real - Reposição das perdas salariais - PLR (participação nos lucros e/ou resultados) - Acesso gratuito a medicamentos a todos trabalhadores, trabalhadoras e dependentes - Igualdade de oportunidades.