SIFEP participou do Simpósio da Liga Acadêmica de Farmacologia da Paraíba (LAF-PB) nos dias 14 a 16 de fevereiro. O evento que teve como tema central "Alzheimer e Parkinson" aconteceu no auditório do Bloco de Fonoaudilogia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba Campus I


João Pessoa – PB (CCS-UFPB).

O tema central do evento "Alzheimer e Parkinson – uma abordagem multidisciplinar teve como objetivo constituir um espaço para a construção acadêmica dos estudantes e profissionais da saúde, possibilitando a troca de experiências e adquirir conhecimentos do tema, além de abrir caminhos para novas linguagens e possibilitando abrir portas para o conhecimento multidisciplinar da terapêutica medicamentosa e não medicamentosa das referidas doenças.

Segundo a coordenação do evento, o envelhecimento da população é uma tendência evidente na natureza, e com isso, a prevalência das doenças características desse grupo da população aumenta. Entre essas enfermidades estão às doenças de Parkinson e de Alzheimer, que são dosordens neurodegenerativas e progressivas. Por isso, é necessário que os estudantes e profissionais da saúde se qualifiquem e se capacitem, buscando informações atualizadas. No evento, ocorreram mesas redondas, palestras que contou com presenças de médicos, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

LAF-PB há meses vem trabalhando de forma árdua para o desenvolvimento deste tema, visando principalmente o conhecimento multidisciplinar entre os profissionais da saúde e garantindo o melhor tratamento para o paciente.

Veja como foi à programação:

14/02 – Credenciamento e abertura
15/02 – Doença de Alzheimer - fisiopatologia, diagnóstico, tratamento, aspectos farmacológicos, psicoterapia e perspectivas futuras.
16/02 – Doença de Parkinson - fisiopatologia, diagnóstico, tratamento, aspectos farmacológicos.

Para o Presidente do SIFEP Sérgio Luis, o LAF-PB e seus diretores estão de parabéns por terem tido a iniciativa desse Simpósio, abordando um tema tão importante que é a questão do Alzheimer e o Parkinson. O SIFEP se sente honrado em ter participado e patrocinado juntamente com o CFF, CRF-PB e a Associação Brasileira de portadores de Alzheimer.

O evento foi coordenado pelo Diretor da Liga Acadêmica de Farmacologia da Paraíba, Jephesson Alex Floriano dos Santos.

Fonte: LAB-PB
Ascom
Sifep