O Sindicato dos trabalhadores da Paraíba (Sifep) entrou com uma ação coletiva contra a Farmácia do Trabalhador e mais outras duas redes de farmácias, para cobrar o cumprimento da CCT ( Convenção Coletiva de Trabalho) em vigor em vários pontos. Devido a essa ação judicial a empresa procurou o jurídico do Sindicato a fim de formalizar um acordo com relação à ação judicial.


No dia 13 de junho houve uma assembléia com os farmacêuticos para colocar o acordo coletivo e o acordo judicial em votação onde todos os presentes aprovaram e reconheceram a importância do Sindicato no processo de negociação.

Por conseqüência, depois de varias reuniões, tanto com a FTB como com os farmacêuticos da FTB, o Sindicato conseguiu fechar um acordo judicial com a empresa onde 26 farmacêuticos foram contemplados com valores financeiros referentes à ação e além disso, após muita negociação, o Sifep conseguiu que a empresa fechasse um Acordo Coletivo de Trabalho onde o Responsável Técnico (RT) receberá 15% de gratificação, que na CCT em vigência da categoria esse percentual é de 10%.

Esse aumento foi um grande avanço para os farmacêuticos que trabalham na rede de farmácias e também influenciará a negociação com os Sindicatos Patronais. Nesse acordo também foi garantido vale refeição independente de jornada para aqueles farmacêuticos que são RT. Os valores da ação judicial já estão sendo repassados para os farmacêuticos desde o mês de junho e o Acordo Coletivo foi registrado no dia 30 de junho, sendo retroativo ao dia 1°.