A diretoria da Fenafar reuniu-se neste sábado, 25, para detalhar as atividades definidas como prioritárias durante o planejamento estratégico realizado em março. Tarefas referentes às políticas de valorização do profissional farmacêutico e à organização e formação sindical estiveram no centro do debate político.


Sempre em sintonia com as resoluções do 7º Congresso, os diretores definiram intensificar a luta pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem redução de salário. Defender o Sistema Único de Saúde, através da campanha Saúde + 10, denunciar a precarização do trabalho no sistema público e focando, no próximo período, a participação dos farmacêuticos na 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador.

Estimular a discussão nos municípios e estados sobre a necessidade de se retomar de forma mais sistematizada o debate sobre a Assistência Farmacêutica no país, e defender a convocação da 2ª Conferência Nacional de Assistência Farmacêutica.

Fortalecer os sindicatos

O desafio de fortalecer a atuação sindical como instrumento indispensável para a conquista das reivindicações da categoria é um compromisso permanente da Fenafar. Neste sentido, eventos para capacitar a assessoria jurídica dos sindicatos, cursos de formação sindical, encontros regionais e iniciativas para ampliar o escopo de atuação do sindicato, visando ampliar a arrecadação de recursos para estruturar a atuação estão na agenda de atividades da Fenafar para o próximo período.

Também ampliar a presença dos farmacêuticos nas instâncias de controle social da saúde é uma tarefa prioritária da Fenafar.

Fenafar 40 anos

A reunião também já deu a largada para a preparação dos eventos e iniciativas da Fenafar para marcar as comemorações dos seus 40 anos. De janeiro a outubro de 2014 a Federação irá desenvolver várias ações neste sentido, como exposições, vídeos institucionais, publicações de revistas e atividades em todos os estados.

O Presidente do Sifep “Sérgio Luis” que é o atual Diretor de Comunicação da Fenafar, juntamente Ricardo Alexandre Secretário Geral do Sindicato e 1º Suplente da Diretoria da Fenafar, participaram da reunião. Segundo Sérgio, a reunião foi importante e serviu para colocarmos alguns pontos importantes que haviam sidos discutidos em reuniões anteriores, a exemplo dos assuntos que trarão avanços para as discussões nacionais, assim como também a nível regional. A próxima agenda da fenafar será o 1º seminário de ciência e tecnologia a favor da vida, que ocorrerá entre os dias 20 e 21 de junho de 2013 em Goiânia – GO e o encontro de representantes da Fenafar. De acordo com Sérgio, o Sifep será representado nesse evento por Diretores, que ainda serão indicados posteriormente.

Fonte: redação da Fenafar - Publicado em 27/05/2013

Ascom

Sifep