A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou este mês duas novas versões do medicamento antirretroviral raltegravir, usado contra o vírus da Aids.

As novas apresentações, em comprimidos mastigáveis de 25 mg e 100 mg, vão ajudar a tratar crianças soropositivas entre 2 e 12 anos. O produto já existente, de 400 mg, também teve seu registro renovado, em janeiro, e recebeu indicação para ser aplicado em crianças de 6 a 12 anos.

O medicamento, fabricado pela farmacêutica americana Merck Sharp & Dohme (MSD), é conhecido comercialmente como Isentress e já tem sido usado em adultos. O tratamento contínuo com o remédio evita que o DNA do HIV se integre ao material genético humano, ao inibir uma enzima chamada integrase e prevenir que o vírus se replique e infecte novas células. Além disso, a terapia reduz o risco de desenvolvimento de doenças associadas ao HIV, como pneumonia e tuberculose.

A MSD informa que agora vai atualizar a bula do produto, para uso pediátrico, e aguarda definição dos preços da versão mastigável para lançá-la no mercado nacional.

Essa classe de drogas anti-integrase foi aprovada pela primeira vez pela agência americana Food and Drug Agency (FDA), que regula alimentos e remédios, em 2007. Hoje, o medicamento é usado em terapias combinadas de antirretrovirais em dezenas de países. E a indicação pediátrica aprovada no Brasil já existia nos EUA.


Fonte: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Anvisa_aprova_novas_versoes_de_remedio_anti-HIV_para_criancas&id=313727

Assessoria de Comunicação
Sifep