Nota da Fenafar: O cuidado à saúde é multidisciplinar

A Fenafar vem a público para lamentar o comentário do Dr. Caio Rosenthal, nesta segunda-feira (17), durante o programa Bem-Estar da Rede Globo de Televisão. Ao falar sobre o tratamento e busca de orientações sobre sífilis e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), o médico sublinhou que as pessoas não deveriam procurar nem o farmacêutico, nem o balcão da farmácia.

Infelizmente essa posição ainda revela uma visão da saúde centrada no papel do médico – visão que foi historicamente construída e que, ao longo dos últimos anos, o setor da saúde tem buscado superar.

Temos reiterado que o cuidado à saúde é multidisciplinar. O sistema de saúde deve incorporar de forma integrada e dinâmica as várias especialidades (médicos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos e outras categorias). É diferente a responsabilidade do médico e do farmacêutico. Cada profissional possui responsabilidades distintas e complementares.

O Farmacêutico pode e deve dar orientação e participar do processo de atenção e cuidado a pessoas portadoras de DST´s. Inclusive, o papel de orientar, quando assim for necessário, que a pessoa procure um médico.

A sociedade e os colegas que atuam na saúde devem ter total confiança no papel que cada profissional possui na cadeia de atenção, porque este trabalho multiprofissional é fundamental para alcançarmos a resolutividade dos tratamentos.

Além disso, é preciso ressaltar que o agravamento da epidemia de sífilis é justamente em função da descontinuidade, por parte do governo, da implementação da Política de Assistência Farmacêutica, que desabasteceu o país de penicilina e contribuiu para ampliar de forma preocupante os casos de sífilis.

Desta forma, a Fenafar lamenta o ocorrido e reitera sua visão multiprofissional, sua defesa intransigente da importância de uma Política Nacional de Assistência Farmacêutica, de luta em defesa do Sistema Único de Saúde e programas fundamentais para que a população tenha acesso ao atendimento e tratamento.

Fenafar, 17 de julho de 2017

Sindicatos filiados à Fenafar:

Sindicato dos Farmacêuticos/AC

Sindicato dos Farmacêuticos/AL

Sindicato dos Farmacêuticos/AM

Sindicato dos Farmacêuticos/BA

Sindicato dos Farmacêuticos/CE

Sindicato dos Farmacêuticos/DF

Sindicato dos Farmacêuticos/ES

Sindicato dos Farmacêuticos/GO

Sindicato dos Farmacêuticos/MA

Sindicato dos Farmacêuticos/MT

Sindicato dos Farmacêuticos/MG

Sindicato dos Farmacêuticos/PB

Sindicato dos Farmacêuticos/PR

Sindicato dos Farmacêuticos/PE

Sindicato dos Farmacêuticos/PI

Sindicato dos Farmacêuticos/RJ

Sindicato dos Farmacêuticos/RR

Sindicato dos Farmacêuticos/RN

Sindicato dos Farmacêuticos/RS

Sindicato dos Farmacêuticos/SC

Sindicato dos Farmacêuticos/SP

Sindicato dos Farmacêuticos/SE

Fonte: www.fenafar.org.br