A luta para diminuição da carga horária para farmacêuticos, vem sendo tema de diversas discussões nacionais. Há várias lutas e conquistas do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba (SIFEP) para proporcionar melhores condições de trabalhos e qualidade de vida aos profissionais.

Recentemente, representantes do SIFEP foram convidados para participar da Mesa Permanente de Negociação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apoiando o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SindSaúde), onde serão retomados os debates com as reivindicações das categorias que atuam nos serviços de saúde da rede municipal, com as propostas dos gestores públicos, dentre eles, a redução da carga horária para os profissionais farmacêuticos.

“É latente nosso trabalho em prol de benefícios para nossa categoria, respeitando os direitos e deveres das partes envolvidas, sobretudo, pensando na garantia das melhorias para os trabalhadores, quanto as condições mais qualificadas no âmbito profissional e pessoa, dos que aqui se fazem representados”, explicou o presidente do SIFEP, Sérgio Luís Gomes.

A Organização Mundial da Saúde recomenda para que as jornadas sejam compatíveis com a particularidade de um trabalho de atendimento e cuidado com as pessoas, onde os profissionais são submetidos a estresse e pressão. 

Mesa Permanente de Negociação – Criada em 2013, trata-se de um espaço para a negociação com sindicatos, onde a Secretaria Municipal de Saúde busca estreitar o diálogo com cada categoria do serviço de saúde, no intuito de melhorar o atendimento no âmbito do Sistema Único de Saúde à população e as condições de trabalho desses profissionais da rede municipal.