O Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos “Sérgio Luis” elogiou o reajuste que a categoria comerciária obteve este ano. E foi justamente sobre este tema, que na última quinta-feira dia 31, o Presidente do Sifep fez uma visita de cortesia ao Presidente do Sinecom Rogério Braz,


para saber com detalhes, o aumento histórico que os comerciários ganharam este ano.

Sérgio em entrevista a assessoria de comunicação do Sinecom, falou que tanto os farmacêuticos como também os comerciários trabalham diariamente nas farmácias. Ele elogiou o trabalho que os comerciários realizam de forma precisa no atendimento ao paciente, e que muitas das vezes, são os comerciários que despacham as receitas por terem prática no mercado.

Por outro lado, sabemos que o farmacêutico é o profissional responsável pela análise de todo o conteúdo da receita, e tem obrigatoriamente passar também pelas mãos destes profissionais. Por outro lado, a categoria farmacêutica nos últimos anos, segundo Sérgio, não vem recebendo as perdas salariais dos anos anteriores, e que o piso salarial do estado da Paraíba é um dos menores do Brasil. Este ano, o Sifep vem enfrentando uma dificuldade muito grande nas negociações. Para se ter uma ideia, o lucro que as farmácias tiveram no primeiro semestre deste ano, foi da ordem de 6,5 bilhões de reais, segundo informa, a Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias).

Não podemos aceitar que diante deste lucro absurdo que os empresários obtiveram, não possa dar um reajuste digno aos farmacêuticos. Além desse assunto, Sérgio aproveitou para pedir mais informações a Rogério Braz, sobre as últimas mesas de negociações que a categoria comerciária vem tendo. Rogério passou todas as informações, afirmando que, as mesas de negociações entre os trabalhadores no comércio e os patrões acontecem de forma ampla, ou seja, são vários sindicatos que representam os trabalhadores de diversas áreas, como por exemplo, o sindicato dos trabalhadores na área de logística, estivas e outros, que juntos participam de forma efetiva em busca de um aumento maior para todas as categorias ali presente.

Rogério afirma que a pressão é muito grande, mas as negociações acontecem de forma respeitosa e, sobretudo buscando o diálogo. Ao final, o Presidente do Sinecom Rogério Braz, colocou-se a disposição de Sérgio, no sentido de fortalecer e estreitar o relacionamento dos dois sindicatos, visto que, tanto os farmacêuticos como os comerciários são trabalhadores, e por isto, temos que nos unir cada vez mais, em busca de um só dialogo, um só objetivo, que é ganhar um salário digno e que atenda as necessidades básicas do trabalhador. Sérgio agradeceu a recepção e o carinho que Rogério fez, e pediu que o Sinecom apoiasse a campanha salarial deste ano que o Sifep irá está realizando, em busca de uma reposição salarial para a categoria farmacêutica.

Fonte: Assessoria de Comunicação  - Sinecom