sifep id891

Em prosseguimento às mobilizações pela campanha salarial 2012 do setor farmacêutico, o Sindicato Químicos Unificados realizou assembleias na Ativus Farmacêutica, em Valinhos (22/03/12); na Eurofarma, em Itapevi (20/03/12); na AstraZeneca, em Cotia (15/03/12);


e na EMS Farmacêutica, em Hortolândia (13/03/12).

As principais reivindicações da categoria são um aumento salarial de 12% e a redução da jornada sem redução nos salários, com sábados e domingos livres. A data base da categoria é 01 de abril de 2012, e corresponde ao período aquisitivo de 01 de abril de 2011 a 31 de março de 2012.

Reivindicações específicas

Além das reivindicações coletivas da campanha salarial, em cada empresa as trabalhadoras e trabalhadores aprovaram uma pauta para com itens específicos para sua realidade no chamado chão da fábrica.

Dentre estas, destacam-se:

• Fim do assédio moral;

• Fim da pressão e do número excessivo de horas extras;

• Melhores condições de trabalho;

• Prevenção e cuidados contra lesões por esforços repetitivos; e

• Valor decente para a participação nos lucros e resultados (PLR).

Patronal se mostra truculenta e

quer tirar direitos, em negociação

A proposta do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo) na primeira rodada de negociação da campanha salarial dos farmacêuticos, realizada em 21 de março, não correspondeu ao potencial que o setor tem.

Enquanto o faturamento das indústrias cresceu 15,8% em relação a 2010, a patronal apresentou a proposta de 6% de reajuste salarial para uma inflação projetada em 5,2% (o índice oficial será divulgado em 10 de abril) nos últimos 12 meses.

A patronal também sugeriu a retirada da participação dos lucros e resultados (PLR) do acordo coletivo. O objetivo é o de pressionar os trabalhadores em algumas empresas a aceitarem pagamento inferior ao mínimo previsto no acordo.

Durante a reunião, os negociadores por parte das indústrias farmacêuticas se portaram de forma arrogante e autoritária, desrespeitando os sindicalistas e os trabalhadores por estes representados.

ACESSE AQUI para mais informações sobre esta rodada de negociações entre sindicalistas e representantes das indústrias do setor farmacêutico. A próxima reunião, a última até agora agendada, será no dia 28 de março.

As reivindicações da categoria

Estas são as reivindicações da categoria, indicadas no encontro de base em 26 de fevereiro e aprovadas nas assembleias nas regionais de Campinas, Osasco e Vinhedo:

• 12% de reajuste salarial, sem limitação no valor/teto;

• R$ 1.500,00 de piso na categoria;

• 25% de reajuste na cesta básica;

• R$ 150,00 como valor mínimo no vale refeição;

• Fim do assédio moral; e

• Abertura de discussões sobre nanotecnologia.

60 mil químicos em campanha salarial

Sob a coordenação da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do Estado de São Paulo (Fetquim), integram a campanha salarial o Sindicato Químicos Unificados, Químicos e Plásticos de São Paulo, Químicos do ABC, de São José dos Campos e de Jundiaí, que representam cerca de 60 mil trabalhadores do setor no estado de São Paulo.