A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, comércio e uso em todo o país do medicamento Diurisa (Cloridrato de Amilorida + Furosemida), fabricado pela empresa Eurofarma Laboratórios, localizada em Itapevi (SP).


O medicamento diurético é indicado para pacientes com problemas como hipertensão e insuficiência cardíaca.

Pelo resultado de apuração feita em dezembro, a Anvisa identificou que a empresa "alterou a embalagem primária e a forma farmacêutica do medicamento sem a devida autorização". A resolução publicada no Diário Oficial da União também determina o recolhimento de todo o estoque existente no mercado dos lotes do remédio que estão dentro de prazo de validade.

Outras suspensões — A Anvisa ainda suspendeu nesta terça-feira vários outros produtos. A lista de suspensão inclui: todos os produtos para saúde e cosméticos das marcas Mei-Cha e Fujii, incluindo os comercializados pela empresa Kaecha Cosmética; o lote 1403, data de validade 03/04/2015, do gel modelador capilar fixação forte Vita Capili; todos os produtos fabricados pela empresa IND Diagnostics INC, por comercializar produtos sem registro no seu país sede e por apresentar falhas no seu sistema de gerenciamento e práticas de distribuição de produtos médicos; o produto Creme Alisante, lote 0076661, data de validade 11/2014, por desvio de qualidade; todos os produtos que levam o nome da empresa Laborkit Indústria e Comércio, "uma vez que estes foram importados irregularmente, haja vista seus registros serem tidos como de produção nacional".

Outra resolução da Anvisa informa que a empresa Essencialle Ind. e Com. de Cosméticos recolherá, voluntariamente, o produto Active Hair, Marca Concept Profissional, lote nº 100299310. O recolhimento se dará porque foi detectada a presença irregular de ácido acético na formulação do produto. Com a decisão, fica suspensa a distribuição, comércio e uso do produto.

Fonte:Anivisa/Veja

Ascom

Sifep