É muito comum todas as pessoas terem uma 'farmacinha' em casa, eu mesmo tenho e sempre carrego comigo nas minhas viagens os medicamentos básicos, um antipirético (no caso de surgir uma febre), um antialérgico (no caso de surgir uma alergia) um antigripal


( no caso de surgir uma gripe de surpresa) e também medicamentos para dor de cabeça, constipação e outros.


No entanto apenas ter estes medicamentos em casa não é o suficiente, devemos saber muito bem como guardá-los, onde guardá-los, com que não guardar estes medicamentos, irei passar algumas dicas a você como fazer isto. E nesta 'farmacinha' que temos em casa quase sempre se encontra remédios para tudo. Sempre há sobras de tratamentos surgem no decorrer do tempo, e estas sobras são armazenadas na 'caixinha'.

É ai que devemos ter muito cuidado, prezar pela conserva adequada dos medicamentos, para estes não perder suas propriedades, mesmo estando dentro do prazo de validade, e também para não serem usados de forma incorreta, por isso a qualquer duvida procure seu farmacêutico.

Fatores que influenciam na conserva do medicamento

1 - Podemos dizer que a maioria dos medicamentos são sensíveis à luz. Então, conservá-los sempre na embalagem original é de suma importância, todo medicamento deve ficar longe da luz direta.

2 - A umidade é um dos vilões mais importantes que causam deterioração dos medicamentos, as soluções também devem ser protegidas da umidade, mantenha os medicamentos em local seco, de preferência em prateleiras, e lembre-se afastados das paredes, evite guardar medicamentos em armários de banheiros e em cima da geladeira.

3 - Outro grande vilão é o calor: vale ressaltar que todo e qualquer medicamento deve ser conservado em temperaturas inferiores a 25º C. No entanto, muitos medicamentos exigem condições especiais de conservação, então sempre é importante ler com muita atenção na embalagem externa as condições de temperatura e armazenamento sempre as respeitando.

4 - Limpeza: este ato é primordial em qualquer situação. Manter os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

5 - Atenção: medicamentos não devem ser armazenados em hipótese alguma juntos ou próximos de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

6 - Por mais que cuidemos, sempre encontra-se pragas em nossas residências, então os medicamentos devem ser guardados em salas, armários, protegidos da entrada de insetos, e outras pragas.

7 - Lembre-se fazer uma limpeza continua ou a cada dois dias sempre é bom, não que seja obrigatório, mas, é necessário para conservação do medicamento, e sempre protegendo os medicamentos do contato com as substâncias que são utilizadas para a limpeza do local.

8 - É de suma importância também não jogar medicamentos fora, mesmo após o termino do tratamento, pelo ralo, pia, em terreno baldio e etc.. Leve o medicamento até um posto de saúde mais próximo ou no hospital que eles sabem o procedimento mais correto a fazer com este medicamento.

Dicas de como guardar os medicamentos de sua 'farmacinha'

1 - Jamais guardar medicamentos na Cozinha e Armário do banheiro, pois estes locais têm intensidade de calor elevada e alta humildade.
2 - Não deixe os medicamentos em locais baixos ou de fácil acesso. Lembre-se Medicamento e veneno são os mesmo, a diferença é a dose, pois estes locais de fácil acesso crianças podem pegar este medicamento, pois as crianças são de natureza muito curiosas.

3 - Ficar muito atento com a validade desses medicamentos. Quase sempre eles ficam esquecidos por longos períodos nas 'farmacinhas' das casas.

4 - Medicamentos como Soluções e Suspensões, após abertas, perdem de forma drástica seu prazo de validade. Então, siga as recomendações do fabricante.

5 - Os medicamentos Termolábeis (como a insulina) devem ser guardados na geladeira, porém, não devem ser acondicionados na porta (onde há variação de temperatura) nem no congelador (onde encontra-se uma temperatura muito baixa).

Lembre-se medicamentos curam, sobretudo podem matar, pois a diferença entre um medicamento e um veneno é a dose, pois um medicamento administrado e/ou ingerido em altas doses podem ser fatal ou deixar graves sequelas, então previna-se, pois a prevenção é o melhor remédio.

E você faz o uso destas dicas, guarda seus medicamentos que se encontram na sua 'farmacinha' de forma correta e preventiva?

Fonte: Elias Quintão da Silva - Portal da Educação

http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/36688/algumas-dicas-de-como-guardar-medicamentos-em-casa?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=48779811&utm_campaign=Top%2010%20-%20064%20-%20Farmacia&utm_term=y.jm.lt92.yu82bo.f.we.a.f.wby.fm.zvl2.zy.v2c#ixzz2NQZzyhhv

Ascom

Sifep