No dia de mobilização sobre os prejuízos da automedicação, problema que atinge cerca de 80 milhões de brasileiros de todas as classes sociais, Sérgio Luís Gomes, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba (SIFEP), concedeu entrevista no CBN Cotidiano e explicou quais os cuidados vem sendo dado, por meio da Campanha Nacional para o Uso Racional de Medicamentos.

“É importante expormos esses dados e quais os cuidados por meio da divulgação da imprensa. Principalmente quanto ao armazenamento. A maior parte dos casos de intoxicação por medicamento ocorre pelo uso acidental, sendo mais frequente entre as crianças, portanto orientamos os pais e responsáveis sobre o armazenamento e, a população em geral quanto ao uso indevido sem uma prévia orientação médica”, destacou o presidente do SIFEP, Sérgio Luís Gomes.

O Ministério da Saúde (MS) criou, em março de 2007, um Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM), uma instância colegiada, representativa de segmentos governamentais e sociais afins ao tema e com caráter deliberativo.

O Comitê tem como papel propor estratégias e mecanismos de articulação, de monitoramento e de avaliação de ações destinadas à promoção do URM. Para garantir as implementações das ações, foi criado o Plano de Ação, composto por vertentes em quatro áreas: regulação, educação, informação e pesquisa.

Em João Pessoa, para a campanha nacional para o Uso Racional de Medicamentos que aconteceu o dia 5 de maio, no Ponto Cem Réis, participaram da mobilização, Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba (SIFEP), juntamente com o Conselho Regional de Farmácia (CRF), Conselho Federal de Farmácia (CFF), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH) e diversas empresas farmacêuticas.

Acesse a entrevista: http://cbnjoaopessoa.com.br/#!/conheca-os-perigos-da-automedicacao/